terça-feira, 23 de agosto de 2011

Resumo - Revolução Russa

Revolução Russa
  • A Rússia em 1900 era uma potência atrasada, com 85% da população composta por camponeses e pobres. Os centros fabrís só final do séc. XIX provindo de investimentos da monarquia e de países estrangeiros.
  • O país era governado por uma monarquia absolutista centrada na figura do Czar. Abaixo dele havia a igreja ortodoxa, a nobreza e os militares.
    Grupos revolucionários armados já existiam no país desde cedo, devido a repressão e as péssimas condições de vida da população. Destaque aos Narodnicks, que conseguiram assassinar o Czar Alexandre II.
  • Motivados pela repressão e pelas péssimas condições de vida, os trabalhadores criaram uma organização clandestina: o Partido Operário-Social-democrata Russo (que tinha tendências socialistas marxistas). O POSDR dividiu-se em duas vertentes:
Mencheviques X Bolcheviques
A revolução tinha que ter o apoio da burguesia para derrubar o czarismo, para depois apoiar a classe operária. A revolução seria possível somente através de uma aliança entre o campo e trabalhadores da cidade.
O desenrolar da crise
  1. Em 1905 a Rússia era derrotada na Guerra Russo-Japonesa, ainda no mesmo mês uma multidão pacífica liderada por um padre marchou ao palácio do Czar para clamar por melhores condições de vida, e foram executados por tropas imperiais. Esse evento ficou conhecido como o Domingo Sangrento.
  2. Por toda a Rússia, surgem inúmeras revoltas, e grandes greves. Enquanto nas grandes cidades são criados conselhos destinados a propor estratégias na luta contra o Czarismo. Esses conselhos são conhecidos como Sovietes.
  3. Encurralado, o Czar cede á algumas exigências dos Sovietes, criando a Duma, uma espécie de parlamento a fim de ouvir e conciliar as exigências do povo, mas essas nunca são postas em prática, e também censura violentamente os sovietes, a fim de dissolvê-los.
  4. Em 1914, a Rússia participa da primeira guerra mundial, mandando cidadãos lutarem, por vezes sem equipamentos para se defenderem. A situação é tão crítica que o governo vai forçar uma saída da guerra em 1917, bem o ano em que ocorreu a Revolução Russa
  5. População se revolta e os mencheviques assumem um governo provisório que retira o Czar do poder, liberta a imprensa e devolve presos políticos, mas não atende a principal reivindicação da sociedade que era a reforma agrária.
  6. Sovietes surgem por todos as cidades a fim de lutar contra o governo provisório liderados na figura de Trotski e Lenin, rapidamente a situação se inverte e o partido bolchevique toma o poder. Fazendo em 24 e 25 de outubro (6 e 7 de novembro no calendário ocidental) uma insurreição que derruba o governo provisório.
  7. O novo governo toma fábricas, estradas de ferro e retira terras de da igreja.
  8. A Rússia se declara como comunista, mas antes de ser unificada, passa por uma violenta guerra civil, onde o exército vermelho (comunista) precisa lutar contra o exército branco (antigas classes dominantes e apoiadores do Czar) que era sustentado também por dinheiro estrangeiro, a fim de parar os revolucionários.
  9. Para vencer a guerra Civil, Lenin toma controle da sociedade controlando a imprensa, abolindo os partidos políticos, controlando rigidamente as fábricas, de modo que os cargos mais altos eram controlados por burocratas do governo.
  10. Em 1922 depois de um enfarte, Lenin afasta-se do poder até a sua morte onde surge Stalin, que disputa com Trotski a liderança da União Soviética; que vencendo, Stalin dirige o país com mão de ferro, isolando ele dos demais países a fim de esruturar rigidamente a nação.
  11. Todos os líderes originais da revolução foram caçados e exterminados aos poucos. A população, que entrou na luta em defesa de uma sociedade igualitária, estava em péssimas condições de vida, e com uma enorme repressão sobre todas as ações que poderiam fazer contra o governo.
OBS: Como esse post é nosso campeão de acessos, gostaria de lembrar que temos outro texto sobre a revolução russa nesse endereço: http://www.jurassico.com.br/revolucao-russa/
E… nesse endereço também: http://www.jurassico.com.br/lenin-escolheu-stalin/

Por Favor comentem! Matéria de Hoje de Totinho! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário